• Atendimento: Seg. a Sex. 9 às 17h 30min | Sab. até 12h
  • 27 3030-4141
  • 27 99934-2628
  • sac@rioverdeautomoveis.com.br
logotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futura
  • Home
  • Empresa
  • Estoque
  • Vídeos
  • Praias
  • Turismo
  • Notícias
  • Contato
✕
Como funciona o vidro elétrico antiesmagamento?
18 de fevereiro de 2021
O controle de tração aumenta o consumo do carro?
27 de fevereiro de 2021

Você sabe quantos metros de fio tem em um carro?

Quantos viram isso: 479

Depende do modelo, mas SUVs médios já superam os dois quilômetros de fiação. São cabos de diferentes calibres e especificações que podem pesar quase 50 kg no total. Tudo isso é necessário para alimentar as dezenas de módulos eletrônicos instalados no carro, que, por sua vez, pode ter quase cem sensores.

Essa estrutura gera um tráfego de dados equivalente a mais de três horas de filmes em alta resolução. O Ford GT, por exemplo, gera mais de 100 gb de informações a cada hora de uso. Até a luz de seta ficou mais complicada: agora é controlada pela central eletrônica do carro, que pode acioná-la em situações de emergência, como em uma frenagem intensa, independentemente do motorista.

Toda fiação usada nos automóveis inclui uma série de proteções contra curtos-circuitos, incêndios, alta temperatura e mesmo ruído: um pequeno fio solto pode ser responsável por um barulho incômodo em uma rua esburacada. Até a interferência é levada em conta, já que a corrente de energia pode atrapalhar sensores e instrumentos eletrônicos ao redor.

Tensão no relacionamento

Outro problema é que, com o aumento da corrente elétrica, os cabos precisam ficar cada vez mais grossos (e pesados). Atualmente os chicotes dos veículos têm ficado tão espessos que algumas montadoras optam por aquecê-los antes de colocá-los no carro, pois a temperatura elevada amolece os fios e facilita sua montagem.

Uma forma de mitigar esse problema é elevar a tensão, chamada popularmente (e de forma equivocada) de “voltagem”. Atualmente todos os carros, incluindo os eletrificados, ainda usam redes de 12V.

Isso acontece para facilitar a integração dos sistemas: as versões híbrida e convencional de um mesmo carro podem compartilhar equipamentos como direção elétrica, multimídia e até sensor de estacionamento. Além disso, a rede de 12V de um carro elétrico é responsável por monitorar e controlar o sistema de alta tensão. Por este motivo esses modelos ainda usam baterias convencionais, além das usadas para alimentar os motores.

Mas como os carros eletrificados já usam redes de 48V para a propulsão elétrica e auxílio do motor a combustão, fabricantes estão trabalhando com fornecedores para que todos os outros sistemas sejam ajustados para a tensão maior. Isso permitiria o uso de cabos mais finos e, consequentemente, mais leves e fáceis de serem posicionados na carroceria.

Fonte: Auto Esporte

Compartilhar
2

Artigos Relacionados

29 de março de 2022

É seguro ouvir rádio ou ligar a central multimídia durante uma tempestade com raios?


Leia mais
21 de março de 2022

Proconve L7: saiba mais sobre a lei de emissões de poluentes que aposentou inúmeros carros no Brasil


Leia mais
15 de março de 2022

Carro com sistema start-stop utiliza o mesmo tipo de bateria de um veículo sem essa tecnologia?


Leia mais

Vídeos Recentes

  • 0
    Quando trocar o catalisador do meu carro?
    28 de março de 2022
  • 0
    Como identificar e resolver problemas na caixa de direção
    18 de março de 2022
  • 0
    Cuidados com o freio de estacionamento
    12 de março de 2022
  • 0
    Qual a importância da manutenção da Bandeja de suspensão?
    5 de março de 2022
  • 0
    Quais os danos que a maresia pode causar no carro
    28 de fevereiro de 2022

Praias

  • 0
    Praia de Setibão / Caraís
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba Pina
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia das Pousadas:
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia do Una
    16 de dezembro de 2020

Central de Atendimento

Dias e Horários:
Seg. a Sex. 9h às 17h 30min | Sab. até 12h.

End.: Av. Antônio Guimarães, n.º 447
Muquiçaba - Guarapari - ES.
Tel.: 27 3030-4141
Cel.: 27 99934-2628
Email: sac@rioverdeautomoveis.com.br

Serviços

  • Finaciamento de Automóveis
  • Seguro de Automóveis
  • Avaliação de Automóveis
  • Revisão de Automóveis
  • Documentação de Automóveis
  • Garantia do Automóvel

Informações

  • Sobre a Empresa
  • Carros à Venda
  • Galeria de Vídeos
  • Praias de Guarapari
  • Turismo em Guarapari
  • Blog de Notícias

Informativos

Loading
© 2020 Rio Verde Automóveis. Todos direitos reservados. Desenvolvido por: Sales Publicidade