• Atendimento: Seg. a Sex. 9 às 17h 30min | Sab. até 12h
  • 27 3030-4141
  • 27 99934-2628
  • sac@rioverdeautomoveis.com.br
logotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futura
  • Home
  • Empresa
  • Estoque
  • Vídeos
  • Praias
  • Turismo
  • Notícias
  • Contato
✕
Transferência eletrônica de veículos pode entrar em vigor neste ano
23 de julho de 2020
Limpeza e Hidratação de bancos de couro
29 de julho de 2020

Veja como era o protótipo do FIAT UNO Turbo Brasileiro

Quantos viram isso: 1.133

Lançado em março de 1994 o Fiat Uno Turbo foi o primeiro modelo nacional fabricado em série com turbocompressor de fábrica. Isso já o faria um modelo especial e histórico, mas há mais.

Não só o nosso modelo era exclusivo do Brasil, e diferente do Uno Turbo italiano (que por uma coincidência foi lançado no Brasil, mas apenas para o público europeu, em 1985), como também sua produção foi baixíssima: por conta da lei de emissões da época só 2 mil unidades podiam ser fabricadas por ano, porque o motor do nosso Uno Turbo vinha da Itália e não atendia por completo as regras locais.

Como sua produção só durou dois anos, até 1996, se tornou um esportivo legitimamente nacional e raro, hoje bastante disputado por colecionadores.

E agora o MIAU, Museu da Imprensa Automotiva, revela mais um capítulo dessa história – na verdade o prefácio: seu acervo conta com fotos inéditas e exclusivas do protótipo do Uno Turbo nacional, feitas no final de 1993 dentro da fábrica da Fiat em Betim, MG.

As imagens revelam que o protótipo já trouxe praticamente todas as características do modelo de produção, como os para-choques, saias, molduras de caixas de roda na cor do carro, faróis de milha, lanternas traseiras escurecidas e rodas diamantadas aro 14.

Mas há alguns detalhes estéticos interessantes que não foram aprovados e sofreram modificações diante do Uno Turbo vendido nas concessionárias.

O que mais chama atenção é o adesivo Turbo aplicado na lateral. O protótipo foi pintado na cor Vermelho Monte Carlo, que fez parte da linha, mas o adesivo é azul enquanto para o modelo de série foi amarelo.

E o mais curioso: ele ocupava toda a parte inferior da lateral traseira, da linha da porta até a caixa de roda, sendo que no modelo de produção foi transferido para o paralama dianteiro. Com isso o espaço ficou mais restrito e o tamanho do adesivo foi sensivelmente reduzido.

É interessante também notar que no protótipo há um segundo adesivo mais abaixo, com os dizeres Multipoint Injection em amarelo. Apesar da mudança do adesivo Turbo esse foi mantido no mesmo local na versão final, porém em uma cor mais escura, puxada para o verde.

O LUGAR E A COR DO ADESIVO TURBO COMO FOI APLICADO NOS MODELOS DE PRODUÇÃO (FOTO: ACERVO MIAU MUSEU DA IMPRENSA AUTOMOTIVA)

Na lateral se nota mais uma diferença: o protótipo não trazia a fina e discreta faixa cinza angulada aplicada na porta em continuidade à linha que separa o capô do paralama dianteiro, logo abaixo do retrovisor e próxima à base do vidro.

No exterior, outra pequena particularidade alterada do protótipo para o modelo de produção está na traseira, mais especificamente no emblema Uno Turbo i.e: ele aparece totalmente pintado em vermelho no protótipo, o que sugere que seria aplicado da cor do carro.

No modelo de produção não há essa diferenciação, com o emblema aplicado com as letras cromadas.

NA TRASEIRA MAIS ALGUNS DETALHES: EMBLEMA E ACABAMENTO DA LUZ DE LICENÇA PINTADOS NA COR DO CARRO (FOTO: ACERVO MIAU MUSEU DA IMPRENSA AUTOMOTIVA)

Outro pequeno detalhe na traseira está no para-choque: a luz de licença, que ilumina a placa, está com o acabamento pintado em vermelho no protótipo, na mesma cor do carro, sendo que na versão final o acabamento da peça é em plástico preto fosco. Nota-se porém claramente que o para-choque do protótipo é uma peça artesanal, pois há uma clara emenda em sua lateral direita.

No interior o cenário se repete. Praticamente todos os elementos do modelo de produção já estão ali – painel, bancos e volante exclusivos e cintos de segurança vermelhos.

Mas o entusiasta de Uno Turbo poderá notar mais um detalhe que foi alterado: o emblema interno Uno Turbo i.e. está aplicado no console de teto, junto ao retrovisor interno, enquanto no modelo de linha desceu para ficar mais visível e foi colocado logo acima da tampa do porta-luvas, bem à direita, próximo à saída de ar.

Fechando esta pequena lista de diferenças no interior pode-se notar que no protótipo o volante é todo em couro liso, mas no modelo de série a área distinta onde se apoiam os polegares é em couro perfurado.

NO INTERIOR OUTRAS DISCRETAS DIFERENÇAS, COMO O LOCAL DO EMBLEMA E O VOLANTE INTEIRAMENTE EM COURO LISO (FOTO: ACERVO MIAU MUSEU DA IMPRENSA AUTOMOTIVA)

Há, finalmente, mais um detalhe: a placa, GKT-0146, de Betim, MG. Essa placa era fake (pertence em realidade a um Fiat Premio SL 1991) e era usada pelo pessoal de protótipo e design da fábrica apenas para instalação em unidades protótipo e pré-série para compor o visual real de um carro de linha.

A MESMA PLACA FOI USADA EM OUTRA UNIDADE DO UNO TURBO, ESSA JÁ DE SÉRIE, PARA PRODUÇÃO DE FOTOS DE DIVULGAÇÃO (FOTO: ACERVO MIAU MUSEU DA IMPRENSA AUTOMOTIVA)

Assim, essa placa fantasia foi usada em diversos carros. A mesma GKT-0146 inclusive aparece em outra unidade do Uno Turbo, esse já um modelo de série utilizado para produção de fotos de divulgação do lançamento.

Fonte: Auto Esporte

Compartilhar
101

Artigos Relacionados

29 de março de 2022

É seguro ouvir rádio ou ligar a central multimídia durante uma tempestade com raios?


Leia mais
21 de março de 2022

Proconve L7: saiba mais sobre a lei de emissões de poluentes que aposentou inúmeros carros no Brasil


Leia mais
15 de março de 2022

Carro com sistema start-stop utiliza o mesmo tipo de bateria de um veículo sem essa tecnologia?


Leia mais

Vídeos Recentes

  • 0
    Quando trocar o catalisador do meu carro?
    28 de março de 2022
  • 0
    Como identificar e resolver problemas na caixa de direção
    18 de março de 2022
  • 0
    Cuidados com o freio de estacionamento
    12 de março de 2022
  • 0
    Qual a importância da manutenção da Bandeja de suspensão?
    5 de março de 2022
  • 0
    Quais os danos que a maresia pode causar no carro
    28 de fevereiro de 2022

Praias

  • 0
    Praia de Setibão / Caraís
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba Pina
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia das Pousadas:
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia do Una
    16 de dezembro de 2020

Central de Atendimento

Dias e Horários:
Seg. a Sex. 9h às 17h 30min | Sab. até 12h.

End.: Av. Antônio Guimarães, n.º 447
Muquiçaba - Guarapari - ES.
Tel.: 27 3030-4141
Cel.: 27 99934-2628
Email: sac@rioverdeautomoveis.com.br

Serviços

  • Finaciamento de Automóveis
  • Seguro de Automóveis
  • Avaliação de Automóveis
  • Revisão de Automóveis
  • Documentação de Automóveis
  • Garantia do Automóvel

Informações

  • Sobre a Empresa
  • Carros à Venda
  • Galeria de Vídeos
  • Praias de Guarapari
  • Turismo em Guarapari
  • Blog de Notícias

Informativos

Loading
© 2020 Rio Verde Automóveis. Todos direitos reservados. Desenvolvido por: Sales Publicidade