Se você teve algum problema com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante a pandemia, como perda, furto ou roubo, a única maneira de conseguir a segunda via é de forma digital, pois o Detran não está mais fazendo impressão do documento por tempo indeterminado.
Mas o processo para quem não tem o QR Code impresso na habilitação é bem mais demorado do que para quem já tem. Autoesporte vai mostrar na prática como é o procedimento para quem já tem o QR Code e de quem não tem o QR Code.
Infelizmente fui assaltado com outra pessoa e tivemos nossas habilitações levadas. Imediatamente, entramos no site do Detran para solicitar a segunda dia. Eu não tinha QR Code impresso na minha CNH, a outra pessoa tinha.
O Detran comunicou que ao pedir a segunda via digitalmente – única opção no momento –, mesmo para quem não tem o QR Code impresso na parte de trás dos documentos físico, que virou obrigatório a partir de maio de 2017, demora o mesmo tempo do que para quem já tinha o código e o procedimento é exatamente igual.
De fato, o procedimento é o mesmo. Basta entrar no site do Detran, conferir se os dados estão atualizados, pagar a taxa a esperar. No caso de roubo e furto, com a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O), a taxa está isenta.
Quando o Detran realizar a transação de emissão da CNH com os dados do condutor, o Denatran, via Renach, vai encaminhar um e-mail para o condutor com o código de segurança, que permite baixar a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) antes de receber a física.
É preciso também entrar na sua conta do Denatran para ver se os dados são os mesmos que estão no site do Detran.
Após o pagamento da taxa ser aprovado, o prazo que o Detran dá é de até 24 horas para o condutor receber o e-mail com o código de segurança.
Como no nosso caso o pagamento foi feito no final de semana, só foi compensado na segunda-feira. Na terça-feira, a pessoa que já tinha o QR Code conseguiu habilitar e teve acesso ao documento digitalizado. Eu não. E ai começou a saga até conseguir.
Como o Detran-SP está fechado, não é possível se comunicar com nenhum telefone disponível na internet, aparentemente, todos estão desativados. Na quarta-feira tentei entrar em contato com o Detran pelo e-mail falecomdetran@sp.gov.br, que é o único meio de se comunicar com o órgão governamental.
Sem resposta, me dirigi até o Poupatempo da Luz, na região central de São Paulo, que é o mais próximo da minha casa. Na internet aparece como aberto das 9h às 19h, porém, o local já não funciona há mais de dois anos.
No caminho de volta para casa, um motorista de aplicativo disse que estava com o mesmo problema por ter não QR Code mas estava dirigindo sem a CNH, pois não tinha como deixar de trabalhar.
Quando cheguei ao Poupatempo da Sé, às 7h da sexta-feira, dois dias depois, percebi que não só eu e o motorista de aplicativo estávamos com esse problema.
Conversei com algumas pessoas que passavam pelo mesma situação: perderam a CNH, não tinham o QR Code, solicitaram a segunda via, pagaram a taxa e não receberam o código para habilitar a CNH digital. Algumas pessoas estavam há mais de 15 dias esperando.
Dentro do Poupatempo, no setor do Detran, os funcionários realmente confirmaram que quem não tinha o QR Code na CNH estava com problemas para conseguir a digital. E o único meio de estabelecer contato explicando a situação era só pelo email do detran. Ou seja, só um e-mail para qualquer tipo de assunto com o órgão.
Outra fonte ainda confirmou que o Detran só deve reabrir no ano que vem, mas ainda sem data confirmada.
O e-mail que enviei na quarta feira ainda não tinha sido respondido, enviei outro, e a sinceridade do funcionário que me atendeu no Poupatempo foi grande ao dizer que realmente a demanda deve estar alta e pode ser que demore muito para responder.
Retornando para casa entrei em contato com a assessoria de imprensa do Detran e expliquei meu caso e de muitas outras pessoas. Eles se colocaram à disposição para ajudar e mostrar como é o processo para essas pessoas que não tinham o QR Code conseguir a CNH digital.
O e-mail é de fato o único meio para comunicação com o Detran. A assessoria alertou aos usuários que certifiquem-se de que o e-mail cadastrado é o que ele está acessando. Depois, devem olhar o lixo eletrônico e a caixa de spam, caso o código de segurança ainda não esteja lá. O usuário deve fazer uma nova solicitação e aguardar.
Pouco depois, chegou o e-mail com o número da CNH e o novo código de segurança. Ao baixar o aplicativo e clicar em “habilitação” e em seguida “baixar a CNH Digital” e o sistema mostra os passos para a ativação.
A primeira opção diz para ter a CNH em mãos e por meio da câmera do celular apontar para o leitor do QR Code da habilitação e ativar a CNH Digital. Ou seja, opção descartada justamente por não ter a habilitação em mãos e mesmo se tivesse, não há o QR Code.
A opção abaixo pede para ativar a CNH Digital no portal de serviços do Dentran, basta clicar no link. Fiz o procedimento e coloquei o novo código de segurança, que foi aprovado.
Em seguida, cliquei em “Ativar CNH Digital”, mas, ao carregar, uma mensagem diz que não é possível concluir porque minha CNH não possui QR Code. A terceira opção é validar o cadastro no site do Dentran. Porém, o cadastro já estava atualizado.
E assim foi durante horas para tentar ativar a CNH Digital e nada feito. Somente na segunda-feira que o aplicativo pediu para eu criar uma chave de acesso e só assim eu consegui acessar a minha CNH Digital.
A conclusão é que é preciso abrir o link disponível no aplicativo, inserir o novo código de segurança e atualizar o cadastro no Denatran. Feito isso, não adianta clicar em “ativar CNH Digital” pois o sistema ainda não reconhece esse novo código. É preciso esperar algum tempo – no meu caso três dias –, até o aplicativo constar essa alteração e solicitar a criação da chave de acesso para ai sim ter acesso a CNH Digital.
A dica para quem está com esse e outros problemas com o Detran, independente, é tentar manter o contato por e-mail, mas o mais eficaz é agendar um serviço pelo site do Poupatempo mais próximo da residência. E quando conseguir o código de segurança, seguir os passos citados, alterando o código de segurança da CNH no portal do Denatran e aguardar o aplicativo processar a informação para ai sim conseguir a CNH Digital.
Vale lembrar que no caso de roubo ou furto, mesmo com a situação da CNH ativa no site ou no aplicativo do Detran, o motorista não pode circular sem o documento em si, mesmo se estiver com o Boletim de Ocorrência em mãos. Segundo o texto da lei, é uma infração leve, que gera multa de R$ 88,38 e 3 pontos na carteira.
Fonte: Auto Esporte