• Atendimento: Seg. a Sex. 9 às 17h 30min | Sab. até 12h
  • 27 3030-4141
  • 27 99934-2628
  • sac@rioverdeautomoveis.com.br
logotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futura
  • Home
  • Empresa
  • Estoque
  • Vídeos
  • Praias
  • Turismo
  • Notícias
  • Contato
✕
As Tecnologias mais legais do AUDI E-TRON
18 de agosto de 2020
Comprou LAMBORGHINI com dinheiro usado para combater o coronavírus
21 de agosto de 2020

Opel Omega mais rápido do mundo completa 30 anos

Quantos viram isso: 1.031

O Opel Omega já era um cruzador de estradas de primeira. Aerodinâmico, dotado de suspensão acertada e criado para andar nos trechos sem limite de velocidade das estradas , o sedã poderia até andar mais forte. Aí que entra a Lotus. O fabricante britânico sempre fez esportivos próprios, mas também é conhecido como fornecedor e projetista de modelos sob encomenda. Assim foi com o Carlton.

O Lotus Carlton, também vendido como Opel Lotus Omega, Lotus Omega e Vauxhall (braço britânico do grupo), foi lançado em 1990.

Por aqui vendido como Chevrolet, o Opel Omega tinha no máximo um motor de seis cilindros. Somente na Austrália foi associado a um V8. A Lotus poderia até ter optado por um oito em V, mas resolveu adotar o 3.0 de seis cilindros em linha.

Aquele mesmo usado nos primórdios do Omega por aqui, mas substituído nos mais novos pelo 4.1 do Opala, um propulsor veterano que foi refeito pela… Lotus.

Aí começou a parte da bruxaria. A cilindrada foi ampliada até chegar a 3,6 litros. Dois turbocompressores T25 da Garrett foram adicionados. Virabrequim e pistões passaram a ser forjados. Outras alterações foram feitas no sistema de gerenciamento e escape.

Se no Omega o propulsor rendia 165 cv, no Lotus o número subiu para 382 cv. O 3.6 24 válvulas gera torque de 57,9 kgfm a 4.200 rpm, mas é capaz de entregar força de V8 logo aos 2.000 giros.

O câmbio manual de seis marchas do Corvette ZR-1 foi utilizado para repassar tudo às rodas traseiras. Um diferencial autoblocante ajuda na tarefa, tal como os pneus mais largos atrás (265/40 aro 17, contra 235/45 dos dianteiros).

São precisos apenas 5,4 segundos para ir de zero a 100 km/h, tempo de Corvette, enquanto a velocidade máxima chega a limitados 283 km/h. Super sedãs podem ser quase comuns em 2020, contudo, eram sobrenaturais em 1990.

A velocidade gerou polêmica na Inglaterra, uma vez que nem a Lotus ou Opel foram sequer capazes de respeitar o já elevado limite de 250 km/h imposto pelos fabricantes alemães. De quebra o limitador eletrônico era fácil de ser desativado: bastava esticar a quinta marcha até o limite de rotações e trocar para a sexta em seguida. Isso, em teoria, levava o Omega aos 300 km/h.

A questão explodiu quando um Lotus Omega foi roubado em 1993. O sedã foi usado em uma série de assaltos a estabelecimentos, especialmente, lojas de bebidas. Mesmo quando avistado algumas vezes, o esportivo conseguiu escapar dos anêmicos carros de polícia. Ninguém jamais foi preso ou encontrado, nem mesmo o carro. Foi o suficiente para o governo taxar o Omega preparado como algo perigoso.

Falando em perigo, discos de freio ventilados de 330 mm à frente e sólidos 300 mm atrás eram os principais responsáveis por desacelerar os mais de 1.600 kg em espaços curtos. A suspensão multilink traseira foi reprojetada para segurar melhor o nível de desempenho.

Dentro da tradição britânica, a única opção de cor era o chamado verde imperial um tom bem semelhante ao verde britânico de corrida. De tão escura, a cor é quase preta sob o clima nublado que domina as paisagens britânicas por boa parte do ano. Mas não é discreta o suficiente para esconder que aquele Omega é algo bem especial.

De tão grandes, as rodas aro 17 traseiras exigiram que os para-lamas traseiros abandonassem aquelas coberturas aerodinâmicas e fossem alargados. O capô com duas enormes saídas de ventilação fazia par com os para-choques agressivos e saias laterais. E o aerofólio é a forma de deixar claro que aquele Omega que o ultrapassou é um Lotus. Uma espécie rara, pois foram feitos 950 carros.

Fonte: Auto Esporte

Compartilhar
35

Artigos Relacionados

29 de março de 2022

É seguro ouvir rádio ou ligar a central multimídia durante uma tempestade com raios?


Leia mais
21 de março de 2022

Proconve L7: saiba mais sobre a lei de emissões de poluentes que aposentou inúmeros carros no Brasil


Leia mais
15 de março de 2022

Carro com sistema start-stop utiliza o mesmo tipo de bateria de um veículo sem essa tecnologia?


Leia mais

Vídeos Recentes

  • 0
    Quando trocar o catalisador do meu carro?
    28 de março de 2022
  • 0
    Como identificar e resolver problemas na caixa de direção
    18 de março de 2022
  • 0
    Cuidados com o freio de estacionamento
    12 de março de 2022
  • 0
    Qual a importância da manutenção da Bandeja de suspensão?
    5 de março de 2022
  • 0
    Quais os danos que a maresia pode causar no carro
    28 de fevereiro de 2022

Praias

  • 0
    Praia de Setibão / Caraís
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba Pina
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia das Pousadas:
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia do Una
    16 de dezembro de 2020

Central de Atendimento

Dias e Horários:
Seg. a Sex. 9h às 17h 30min | Sab. até 12h.

End.: Av. Antônio Guimarães, n.º 447
Muquiçaba - Guarapari - ES.
Tel.: 27 3030-4141
Cel.: 27 99934-2628
Email: sac@rioverdeautomoveis.com.br

Serviços

  • Finaciamento de Automóveis
  • Seguro de Automóveis
  • Avaliação de Automóveis
  • Revisão de Automóveis
  • Documentação de Automóveis
  • Garantia do Automóvel

Informações

  • Sobre a Empresa
  • Carros à Venda
  • Galeria de Vídeos
  • Praias de Guarapari
  • Turismo em Guarapari
  • Blog de Notícias

Informativos

Loading
© 2020 Rio Verde Automóveis. Todos direitos reservados. Desenvolvido por: Sales Publicidade