Se você acompanhou o lançamento do Tesla Roadster ao espaço, pode ter ficado empolgado, impressionado, ou até indiferente – por que não? Difícil mesmo é perceber que muitas coisas que usamos todos os dias só foram possíveis graças aos estudos que levaram o ser humano para fora da Terra. Quer um exemplo? O GPS do seu celular (ou do seu carro), só existe graças aos satélites em órbita no nosso planeta. Confira outras curiosidades!
Luzes de leds
Se os faróis e lanternas do seu carro são mais eficientes e luminosos, pode agradecer os engenheiros da Nasa, agência aeroespacial norte-americana. Fora do planeta Terra, os diodos emissores de luz vermelha são utilizados para auxiliar o crescimento das plantas. Mas também foi utilizado no tratamento de dores, espasmos musculares, câimbras para soldados, devido à capacidade de relaxar os músculos e aumentar a circulação sanguínea.
Pneus radiais
Na hora de criar um para-quedas mais resistente para os veículos de reconhecimento de Marte, a Goodyear percebeu que havia desenvolvido uma fibra cinco vezes mais forte que o aço. Devido à maior durabilidade e resistência, o material chegou aos pneus radiais em 1976. Comparado aos pneus radiais de antes, a novidade durava 16 mil quilômetros a mais.
Estrutura do carro
Atualmente, os fabricantes desenvolvem boa parte dos veículos pelo computador. Entretanto, a agência aeroespacial norte-americana já desenvolvia peças digitalmente há década, recriando testes de estresse, vibração e acústica no computador. Como resultado, se tornou mais simples e rápido para desenvolver um novo veículo – além de mais barato.
Estradas
No Brasil, é mais fácil perceber algumas ranhuras no asfalto durante o pouso de um avião, mas você também já deve ter notado que algumas estradas receberam essa modificação. O motivo é simples: devido ao melhor escoamento da água de chuva, por exemplo, permite que os pneus tenham mais aderência. Para a Nasa, as aterrisagens se tornaram mais seguras. Para os carros, significou menos tempo de frenagem, além de melhor dirigibilidade em curvas.
Fonte: Auto Esporte