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Os pneus run flat, de “run flat tire”, ou “pneus que podem rodar vazios”, em uma tradução direta do inglês, surgiram na década de 1930, época em que as câmaras estouravam com mais facilidade trazendo prejuízo aos viajantes. Esses pneus podem rodar totalmente vazios, por aproximadamente 80 quilômetros de distância e a uma velocidade de até 80 km/h (dependendo do modelo), preservando a dirigibilidade. “Os pneus run flat têm paredes laterais reforçadas para suportar o peso do carro, mesmo que estejam sem ar. São compatíveis com rodas convencionais e garantem uma condução segura do veículo no caso de rasgo ou furo do pneu”, diz o gerente de assistência técnica da Continental, Rafael Astolfi.

Por outro lado, o reforço de material em sua composição deixa o run flat mais duro do que os convencionais. Uma má notícia para quem não abre mão do conforto, pois deverão sentir muito mais as saliências e as imperfeições do solo. Sem falar nos níveis de vibração e ruído que certamente irão aumentar. Como somam mais elementos na estrutura, são também mais caros do que os comuns. A diferença de preço de um pneu comum para um run flat varia, em média, de 20% a 40% a mais.

Há, também, run flats recomendados apenas para carros homologados, sob medida. “A Continental criou o sistema SSR (Self Supporting Runflat) especialmente feito para pneus de seção baixa. Eles só devem ser utilizados em veículos que estejam homologados, pois dependem de um equipamento chamado TPMS, que monitora a pressão do pneus, e de suspensões projetadas para esse tipo de aplicação. Recomenda-se ainda que os veículos estejam equipados com controle de estabilidade”, conta Rafael Astolfi.

Outra vantagem dos automóveis que saem de fábrica equipados com run flats é o alívio de peso, que pode contribuir para salvar combustível por não possuírem estepe. Mas, fique atento! Um carro que não têm a suspensão preparada para a utilização desses pneus sofrerá com a alteração do seu comportamento dinâmico e redução do conforto. Da mesma forma que pneus comuns instalados em automóveis construídos para runflat influenciarão, para pior, no comportamento do carro. Essa ocorrência deverá causar falta de precisão e de velocidade nas repostas do volante, além de perda de estabilidade em curvas.

Fonte: Auto Esporte

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