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Depois que Airbag estoura é possível arrumar o painel?

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Alguns veículos, como no antigo Volkswagen Gol, possuem uma tampa feita especificamente para abrir quando o airbag do passageiro é deflagrado.

Na maioria dos carros atuais, porém, a bolsa do carona rasga parte do console ao se inflar, danificando de forma irreversível o painel — que, para piorar, muitas vezes é composto de uma única e grande peça plástica.

Além da troca das bolsas, às vezes pode ser necessária a substituição de outros componentes do sistema, como sensores, módulo e fiação.

Isso eleva o gasto com o reparo, que pode facilmente ultrapassar os R$ 4 mil, inviabilizando, muitas vezes, o conserto do veículo.

É importante destacar que os airbags não podem ser restaurados: se houve a deflagração da bolsa, todo o componente deve ser substituído.

Cinto muito

Um item geralmente esquecido e que também precisa ser reposto após colisões é o cinto de segurança.

Todos os dispositivos modernos são feitos com um tecido que permite um pequeno esgarçamento na hora da batida, o que ajuda a amenizar a desaceleração abrupta. Esse processo, porém, só ocorre uma vez, e tira a eficácia do cinto em colisões posteriores.

Nos carros mais novos o cinto recebeu a adição de outro mecanismo, o pré-tensionador. Ele usa um dispositivo piroctécnico — ou seja, que causa uma pequena explosão — para apertar a fita contra o corpo dos ocupantes no exato momento da batida.

Como o airbag, o pré-tensionador é de uso único e deve ser trocado junto com o cinto de segurança.

Fonte: Auto Esporte

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