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Como fazer a avaliação de um carro usado antes de comprar

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Comprar carro usado é uma arte: ou você confia em um amigo, que provavelmente não vai te enganar, ou no seu mecânico. Mas antes de levar o carro em uma oficina – essa é a primeira dica – existem instruções valiosas que podem te ajudar a encontrar defeitos camuflados.

Conversamos com o engenheiro mecânico Rubens Venosa, consultor técnico de Autoesporte e proprietário da oficina Motor Max e com a Dekra, empresa alemã de vistorias automotivas.

Desconfie de preços baixos

Os sites de carros usados têm uma ferramenta para te ajudar a achar o carro ideal. Nunca use a que diz: “ordenar pelo menor preço”. De acordo com Venosa, o melhor é procurar pela origem do carro. “Procure pela procedência. Tem revisões feitas na concessionária? Único dono? O preço está ligado aos problemas do carro, pode apostar”, afirma.

Como está a pintura?

Ao vivo, o primeiro item que você precisa checar é a lataria. Olhe com cuidado! A cor está homogénea? Tem alguma diferença de tonalidade? Uma repintura mal feita fica com diferença de cor e brilho. É assim que você vai perceber se o carro já sofreu alguma batida.

Analisar lanternas e faróis

Acenda todas as luzes e veja se estão funcionando corretamente. Cheque se as peças estão trincadas, já que esses itens são caros, principalmente em carros importados. “Um farol pode custar R$ 12 mil, por exemplo. A peça não pode estar quebrada ou o carro tem que custar menos”, afirma.

Atenção para os bancos e painel

O desgaste das peças do carro é compatível com a quilometragem? Tudo isso vai te dar uma ideia de quanto (e como) o carro foi usado. Veja o desgaste dos bancos, botões e pedais. “Um carro de 30 mil quilômetros não pode ter bancos estragados. Se os assentos são de couro, ficam rachados. Se forem de tecido, esgarçados. Olhe o estado da manopla e do volante também”, afirma Venosa.

De olho no painel de instrumentos

Com o carro parado, é possível avaliar alguns itens. É importante ver se a luz do óleo está acesa no painel. “Ligue o carro e verifique o painel. Caso não tenha apagado, é um indicativo que o nível está baixo e pode causar a quebra do motor”, afirma Reinaldo Hagge, Diretor Comercial da Dekra Brasil. Também é necessário ver se a luz da injeção eletrônica apagou. Se ficar acesa, significa que não está funcionando corretamente, o que também pode causar danos.

Teste, teste, teste e teste

Antes de levar o carro para uma oficina, é importante testar todas as suas funções. Do ar-condicionado ao rádio, tudo precisa estar funcionando.

E os pneus?

Analisar o estado dos pneus é outra dica que deve estar na sua lista. “Um kit dura de 40 a 60 mil quilômetros, em média, e a condição deve estar compatível com a quilometragem e o preço do carro”, afirma Venosa. A marca dos pneus também é relevante: não adianta só ser novo ou estar em boas condições. Outra dica é analisar se os pneus não foram reformados: pode servir para você pedir um desconto.

Faça o test-drive

Dar uma voltinha no carro usado é ainda mais importante. Na direção, fique atento aos ruídos do motor, transmissão, freios e suspensão, é o melhor jeito de descobrir se existe algum problema que só o mecânico poderia descobrir.

Óleo

Verifique o nível do óleo, sempre com o motor frio. Basta abrir o capô, retirar a vareta e ver se o líquido está na marcação indicada. Carros modernos não costumam apresentar alteração no nível do lubrificante. Se houver baixa frequente, há algo errado. Outra dica do Reinaldo Hagge, da Dekra, empresa de vistorias automotivas: examine se existe vazamento na parte de baixo e também por cima.

E se o carro for blindado?

Visualmente, é importante analisar os vidros. Um carro blindado não pode ficar no sol e se o vidro tem bolhas é um indicativo que essa recomendação não foi seguida pelo atual proprietário.

Tome cuidado com os reparos oferecidos pelos lojistas

Depois de descobrir algumas imperfeições do carro, pode ser que o dono te ofereça para consertar os defeitos ao invés de te dar um desconto. Se a peça escolhida para a substituição não for de qualidade, isso pode gerar problemas futuros.

Leve para um mecânico de confiança

Depois que o carro passou pelo seu teste, é recomendado levar o modelo em um mecânico. Na oficina, será possível ver se amortecedores, pastilhas e discos estão gastos, por exemplo. Muitos mecânicos colocam o carro em uma espécie de scanner, que faz uma varredura para descobrir problemas importantes do carro usado.

Fonte: Auto Esporte

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