• Atendimento: Seg. a Sex. 9 às 17h 30min | Sab. até 12h
  • 27 3030-4141
  • 27 99934-2628
  • sac@rioverdeautomoveis.com.br
logotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futuralogotipo-site-mantra-futura
  • Home
  • Empresa
  • Estoque
  • Vídeos
  • Praias
  • Turismo
  • Notícias
  • Contato
✕
Argentinos ainda vêem carro como um investimento
25 de agosto de 2020
CHERY ARRIZO 6 conseguirá tirar vendas do HONDA CIVIC e TOYOTA COROLLA?
1 de setembro de 2020

As mais curiosas fontes de combustível para veículos

Quantos viram isso: 786

Desde as carroças puxadas por força animal até o primeiro carro movido a corda projetado por Leonardo da Vinci no ano de 1500, a humanidade quebra a cabeça para desvendar qual é a melhor energia a ser utilizada pelos meios de transporte. Nos últimos tempos, o principal consenso desenvolvido pela engenharia são os motores a combustão interna, movidos a gasolina e derivados do petróleo (além de biocombustíveis, como a cana-de-açúcar).

E se a busca contemporânea por fontes alternativas de energia incluem a fabricação de automóveis que funcionam com energia elétrica ou células de hidrogênio, os cientistas do passado também buscavam técnicas eficazes para substituir os combustíveis fósseis.

Mas esses projetos incluíam os meios mais inusitados de energia, como um veículo que se movimentava a partir da queima de carvão e até, imagine só, um projeto de um automóvel que funcionava como uma usina nuclear em miniatura. 

Confira na lista a seguir as fontes de energia mais curiosas que já foram desenvolvidas para veículos ao longo da História:

Ford Nucleon
Após a Segunda Guerra Mundial, com o domínio da técnica de produzir energia a partir de reações em cadeia em núcleos de átomos, a Ford desenvolveu um projeto de carro movido a energia nuclear, o Ford Nucleon. O modelo não passou da fase de maquete na época, devido aos limites tecnológicos dos anos 1950.

Entretanto, a ideia era bem simples (e ousada): acoplar o veículo a um pequeno reator nuclear na traseira. A ideia original era usar o calor gerado pela fissão nuclear do urânio, semelhante a uma usina, para produzir energia elétrica por meio de uma turbina.

Pelos cálculos dos engenheiros da época, o sistema teria uma autonomia de aproximadamente 8 mil km. Além disso, os postos de gasolina sumiriam, sendo substituídos por vendas de cápsulas de urânio para abastecer os veículos.

O PROTÓTIPO DO CARRO MOVIDO A ENERGIA NUCLEAR E O IDEALIZADOR DO DESIGN DO PROJETO, JIM POWERS (FOTO: ARQUIVO)

O PROTÓTIPO DO CARRO MOVIDO A ENERGIA NUCLEAR E O IDEALIZADOR DO DESIGN DO PROJETO, JIM POWERS (FOTO: ARQUIVO)

O Ford Nucleon não foi para frente porque o risco de contaminação dos passageiros por material radioativo era muito alto. Não havia tecnologia o suficiente para isolar o urânio a uma distância segura e viável dos passageiros.

Outro fator que impediu a continuação do projeto foi o problema na hora da colisão. Uma batida mais forte poderia abrir o isolamento da cápsula e causar uma contaminação no local, ou pior – uma pequena explosão nuclear. Felizmente, o projeto foi engavetado.

Carro a gasômetro
Uma invenção à moda brasileira, o carro movido a gasômetro visava baratear os custos da mobilidade na época. Durante a Segunda Guerra, a escassez de combustíveis fósseis fez o mundo iniciar uma corrida para largar a dependência do petróleo.

Entre os projetos, em 1941, o presidente Getúlio Vargas permitiu a instalação de gasogênios nos veículos. Esse sistema (misturando gambiarra com ciência) permitia que se usasse lenha, carvão e outros materiais como combustível.

A queima controlada desses materiais produz gases que podem ser utilizados como combustível. A ideia parecia boa no começo. Só que não.

Acontece que o potencial calorífico da madeira é muito baixo comparado a gasolina e ao óleo diesel. Esse potencial mede a quantidade que um material oferece por quilograma, ou seja, determina diretamente seu rendimento.

O GASÔMETRO ERA COLOCADO NOS CARROS E UTILIZAVA OS GASES DA QUEIMA DE MADEIRA PARA GERAR ENERGIA (FOTO: SÃO PAULO IN FOCO)

Esse sistema nem era tão eficiente quanto se esperava, dando ao veículo uma autonomia de 100 km a 200 km. Isso levando em conta que o motorista usasse só madeira seca. Alguns condutores aproveitavam para queimar lixo e outros resíduos, o que acabava danificando o motor e reduzindo ainda mais o desempenho.

Energia solar
Os carros movidos a energia solar possuem o mesmo sistema usado em residências: placas que captam as luzes do sol e transformam em energia elétrica.

Existe até uma competição que acontece a cada dois anos, o Desafio Solar Mundial, em que carros com essa tecnologia precisam percorrer 3 mil km no deserto da Austrália.

O motivo de não existirem tantos carros comerciais movidos por esse tipo de energia é o mesmo problema que as casas enfrentam em períodos de pouco sol: não absorvem luz o suficiente e, no caso dos carros, não saem do lugar.

Para que as células capazes de captar a luz solar consigam “guardar” a energia por mais tempo, seria necessária uma tecnologia ainda muito cara de ser desenvolvida, o que inviabiliza projetos em larga escala.

UM CARRO QUE PARTICIPA DA CORRIDA NO DESERTO DA AUSTRÁLIA. CADA VEÍCULO SÓ PODE TER ATÉ 6 METROS DE PLACAS PARA CAPTAR ENERGIA (FOTO: PORTAL SOLAR)

Além do mais, o design fica comprometido porque as placas devem ocupar a maior área possível, já que os painéis atuais ainda não têm uma grande capacidade de reter energia.

Hidrogênio e eletricidade: juntos!
Os campeões que chegaram à reta final na corrida por combustíveis alternativos são o hidrogênio e a eletricidade. Os carros elétricos já são velhos conhecidos, movidos a baterias capazes de prover energia para o motor do veículo entrar em funcionamento.

Já os movidos a hidrogênio utilizam um processo com células de hidrogênio, semelhante aos painéis solares, mas que transformam o hidrogênio em energia elétrica, que é armazenada em uma bateria.

Um projeto pretendia usar hidrogênio na combustão. Dessa forma, a queima geraria apenas água, sendo uma das formas menos poluentes de geração de energia.

Entretanto, acontece o mesmo problema do veículo nuclear: uma batida pode virar uma catástrofe considerável, já que o elemento químico é bastante inflamável ao entrar em contato com o oxigênio.

FCX CLARITY 2, O PRIMEIRO VEÍCULO DE QUATRO PORTAS MOVIDO A HIDROGÊNIO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mesmo as células de hidrogênio acabam não sendo tão eficientes ou baratas para serem produzidas em larga escala.

Já os carros elétricos enfrentam outros problemas, como o descarte das baterias, que possuem metais pesados extremamente poluentes, e a ainda baixa autonomia em relação aos veículos híbridos ou a gasolina.

Fonte: Auto Esporte

Compartilhar
69

Artigos Relacionados

29 de março de 2022

É seguro ouvir rádio ou ligar a central multimídia durante uma tempestade com raios?


Leia mais
21 de março de 2022

Proconve L7: saiba mais sobre a lei de emissões de poluentes que aposentou inúmeros carros no Brasil


Leia mais
15 de março de 2022

Carro com sistema start-stop utiliza o mesmo tipo de bateria de um veículo sem essa tecnologia?


Leia mais

Vídeos Recentes

  • 0
    Quando trocar o catalisador do meu carro?
    28 de março de 2022
  • 0
    Como identificar e resolver problemas na caixa de direção
    18 de março de 2022
  • 0
    Cuidados com o freio de estacionamento
    12 de março de 2022
  • 0
    Qual a importância da manutenção da Bandeja de suspensão?
    5 de março de 2022
  • 0
    Quais os danos que a maresia pode causar no carro
    28 de fevereiro de 2022

Praias

  • 0
    Praia de Setibão / Caraís
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba Pina
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia das Pousadas:
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia de Setiba
    16 de dezembro de 2020
  • 0
    Praia do Una
    16 de dezembro de 2020

Central de Atendimento

Dias e Horários:
Seg. a Sex. 9h às 17h 30min | Sab. até 12h.

End.: Av. Antônio Guimarães, n.º 447
Muquiçaba - Guarapari - ES.
Tel.: 27 3030-4141
Cel.: 27 99934-2628
Email: sac@rioverdeautomoveis.com.br

Serviços

  • Finaciamento de Automóveis
  • Seguro de Automóveis
  • Avaliação de Automóveis
  • Revisão de Automóveis
  • Documentação de Automóveis
  • Garantia do Automóvel

Informações

  • Sobre a Empresa
  • Carros à Venda
  • Galeria de Vídeos
  • Praias de Guarapari
  • Turismo em Guarapari
  • Blog de Notícias

Informativos

Loading
© 2020 Rio Verde Automóveis. Todos direitos reservados. Desenvolvido por: Sales Publicidade