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Acostamento deve ser usado em casos de emergência

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Apesar de muitos motoristas utilizarem como uma área de descanso ou, em casos totalmente absurdos e fora da lei, como uma faixa de rodagem, o acostamento é a parte da via projetada para que os carros parem somente em situações de emergência. Confira algumas dicas para utilizar corretamente e com segurança esta importante área das estradas e rodovias.

A orientação dos especialistas é clara: pare no acostamento somente em situações de emergência. Caso, durante a viagem, seja necessário estacionar para pegar a mamadeira do bebê no porta-malas ou averiguar no bagageiro se não esqueceu nenhum objeto, faça isso em um posto de combustível ou mesmo nas bases da Polícia Rodoviária ou das próprias administradoras das estradas.

Também não pare para tirar fotos, por exemplo. “Carros parados no acostamento acabam chamando a atenção de outros motoristas que trafegam na rodovia, o que pode acabar provocando um acidente”, aponta João Moacir da Silva, coordenador de tráfego da CCR Autoban, empresa responsável pela administração do sistema Anhanguera-Imigrantes, no estado de São Paulo.

A situação é de emergência?

Parar no acostamento em situações de emergência requer alguns cuidados para evitar acidentes graves. O primeiro passo é ligar o pisca-alerta (sinalizando que algo está errado) e estacionar o carro da maneira mais correta possível, evitando que parte do carro ainda permaneça dentro da faixa de rodagem.

O motorista deve descer do carro prestando o máximo de atenção e cuidado com os demais veículos que trafegam na rodovia, especialmente os ônibus e caminhões. Já os passageiros devem descer pelo lado direito do veículo, mantendo a distância da estrada. A recomendação é que ninguém fique dentro do carro.

Depois que todos saíram do veículo, o passo seguinte é buscar um local seguro para aguardar o resgate. O ideal é ficar longe do carro e, se possível, atrás de alguma proteção metálica (guard rail) ou uma mureta de concreto. Se o refúgio for iluminado, melhor ainda.

Posicione o triângulo a uma distância de 30 metros (50 passos) do veículo. Importante: caso o carro tenha parado logo depois de uma curva, coloque o triângulo de alerta antes da curva.

Somente depois de todos esses procedimentos, que precisam ser realizados com calma e tranquilidade, o motorista deve entrar em contato com a Polícia Rodoviária ou a administradora da via solicitando ajuda.

Precisa trocar o pneu furado?

O pneu furou e precisa ser trocado. O primeiro passa é a pessoa (seja o motorista ou um passageiro) estar apto para realizar a tarefa por completo com total segurança. Caso ninguém seja capaz de efetuar a troca, o melhor a se fazer é aguardar o resgate.

O procedimento inicial deve ser igual ao anterior: estacione o carro corretamente com o pisca-alerta ligado; saia do carro e retire os passageiros com segurança; busque um local seguro; e posicione o triângulo corretamente.

Ao iniciar o processo de troca, mantenha a atenção nos carros, caminhões, ônibus e motocicletas que trafegam na rodovia, especialmente se o pneu a ser trocado estiver do lado esquerdo do veículo. Caso o espaço não seja minimamente seguro para o serviço, aguarde o auxílio do resgate.

Atenção aos sinais do carro

Para não ficar parado no meio da rodovia com o carro quebrado, preste atenção aos sinais que o veículo transmite. “Nunca um carro para de repente. Ele sempre dá alguns sinais de que algo está errado”, pontua o especialista de tráfego, que orienta também que, ao identificar um possível problema, o motorista procure a faixa da direita para parar no acostamento, caso necessário.

Dica simples e valiosa

Quanto estiver nos preparativos finais para encarar a estrada, averiguando se o tanque está cheio, os pneus calibrados (inclusive o estepe), faróis e lanternas estão funcionamento perfeitamente, o nível do óleo do motor está ok e se o dinheiro na carteira é o suficiente para pagar todos os pedágios, veja as rodovias pelas quais irá trafegar e tenha no celular os números da Polícia Rodoviária e também das administradoras.

Atualmente, como é o caso da CCR Autoban, as administradoras das principais estradas do Brasil têm um número de WhatsApp para que os usuários entrem em contato em casos de urgência. Na Rodovia do Sol a Administradora é a Rodosol e o telefone de emergência é: 0800 979 0060.

Atenção redobrada

Além de ser um local para parar o carro em situação de emergência, o acostamento, em alguns casos, também é o local para pedestres e bicicletas circularem, caso não exista uma calçada ou ciclo-fixa para se locomoverem. Por isso, atenção redobrada no momento em que for parar o veículo para não causar um acidente.

Multa

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pelo acostamento é infração gravíssima, rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 880,41. Ultrapassar outro veículo pelo acostamento também é infração gravíssima e rende sete pontinhos, mas a multa é maior: 1.467,35.

Fonte: Auto Esporte

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